terça-feira, 10 de maio de 2011

Perigos da DST na adolescencia

As doenças sexualmente transmissíveis ou doenças venéreas,são infecções que uma pessoa passa para outra através de um contato sexual.
Nos últimos anos o comportamento sexual de um grande número de pessoa mudou substancialmente. Muitos passaram a iniciar a vida sexual mais jovens e com parceiros variados,possibilitando um sexo mais promíscuo (com muitas pessoas) e entre pessoas que não se conhece bem.Esse comportamento teve como conseqüência um aumento das doenças sexualmente transmissíveis principalmente entre adolescentes .
O que tornou a situação ainda mais séria foi que, juntamente com essa maior liberdade sexual, as pessoas, incluindo os adolescentes não receberam educação sexual eficiente, não sabiam e não sabem como previnir a doença sexualmente transmissível e têm vergonha de procurar um médico ou falar com os pais para pedir ajuda.
Muitos se medicam com remédios indicados por amigos ou farmacêuticos, não curando a doença. Mais sério do que isto, o organismo se torna resistente aos antibióticos: tomando a dose errada, o remédio não cura e acaba perdendo o efeito
As DSTs são causadas por organismos que vivem nas membranas mucosas e macias do corpo humano , isto é ,em lugares como a boca ,órgão sexuais e o reto.
Os micróbios que causam essas doenças só conseguem viver por alguns segundos fora do corpo humano. Por isso é praticamente impossível pegar DSTs em assento de privada,maçaneta,piscinas etc.Só tem chance de pegar a doença ,fora do contato sexual , se a pessoa utilizar um copo imediatamente depois de alguém com sífilis ou herpes na boca.
A Aids, que é a mais recente doença sexualmente transmissível, é a pior de todas,porque ainda não tem cura.
As principais doenças veneras são : Aids,Sífilis,Gonorréia, ,Tricomoníase, Herpes, Verrugas Venéreas, Uretrite.
Existem alguns cuidados que o indivíduo pode tomar para diminuir o risco de pegar uma DST como por exemplo: lavar os órgãos genitais e área anal com sabão do contado sexual ajudando na prevenção.

Um comentário:

  1. Oi!!
    Achei a iniciativa de conscientização muito interessante e útil para a molecada de hoje em dia. Estou te seguindo. Se puder me siga também ^^

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir